Nesses muitos anos de atendimentos em grupo e individualmente, tenho me deparado o tempo todo com a dor humana e vejo que muitas dores poderiam ser diminuídas e curadas caso as pessoas se dispusessem a ter um olhar diferente para o que está acontecendo.
Casais sofrem muito nessa questão porque quando dois parceiros resolvem caminhar juntos, nenhum dos dois, em sã consciência, gostaria de provocar ou viver uma situação em que o desconforto emocional estivesse presente. Entretanto, as nossas vidas entram em dinâmicas que, na maioria das vezes, escapam ao nosso controle e talvez a solução mais direta, quando as coisas não estão dando certo para o relacionamento a dois, o que vem à cabeça de ambos ou de um dos parceiros é a separação. E, de fato, existem situações no relacionamento, tanto do casal homoafetivo ou do casal heteroafetivo, isso não importa porque estamos lidando com os sentimentos, precisa se separar para que um parceiro libere o outro para seguir a vida e ele ou ela liberem-se também na vida, senão ficarão amarrados, mais tenso ainda quando têm filhos e também porque as famílias de ambos sofrem.
Tenho atendido casais que topam o desafio de terem um olhar diferente, mais profundo para o que está acontecendo e, principalmente, para o que está oculto atrás dos problemas que enfrentam. Tem sido maravilhoso ver os bons resultados porque, de uma forma muito diferente, esses casais conseguem viver um amor e uma paixão à segunda vista, agora não possuem mais a ilusão de antes, se conhecem bem e podem olhar para a mesma direção com maturidade e sem nenhum tipo de expectativa infantil.
Meu convite para que pense e sinta se você e seu parceiro ou sua parceira precisam dessa parada ou se conhece alguém da sua família ou amigos que estão enfrentando dificuldades no relacionamento a dois e compartilhe essa mensagem, isso poderá fazer muito bem e demonsstrará que é possível ter uma postura diferente para o relacionamento amoroso. (Aluísio Alves: Psicanalista, Doutor em Educação Médica, Constelador Sistêmico, Executive Coach, Treinador Comportamental).