Não basta ter nascido numa família, ser pai, mãe ou filho, é preciso que cada integrante se coloque na posição que lhe cabe e na função que tem no grupo.
Tanto os pais quanto os filhos podem, sabendo ou ignorando, se colocar contra as leis sistêmicas, cujo papel principal é garantir a harmonia no fluxo da vida e a sobrevivência do grupo familiar. Entretanto, encontramos o tempo todo muitos pais que desrespeitam seus lugares e não conseguiram compreender quais são suas funções na família. Por outro lado, filhos também precisam exercer suas funções no grupo familiar e quais são as principais funções dos filhos? Devem levar a vida para a frente, e, olhar só para o futuro, trabalhar, construir suas carreiras, pararem de sugar a força dos seus pais e levar a eles seus fracassos e repetidas atitudes de irresponsáveis, exigindo cada vez mais esforços dos seus pais
Antes de prosseguir, é preciso esclarecer que estamos abordando aqui são os papeis que devem assumir e não se são pessoas “legais”, agradáveis ou carinhosas. Muitos que se apresentam como bonzinhos, amorosos e cuidadosos, em muitos grupos familiares, nem sequer passam perto de assumir as funções que lhe cabem no sistema e vivem em posições que só trazem desarmonia e problemas para todos da família.
O mesmo se aplica aos filhos: de nada adianta serem educados com os pais, carinhosos e, ao mesmo tempo, não tomarem suas posições e irem para a vida. Filhos que ficam agarrados nos pais com desculpas de que precisam cuidar deles estão amarrando suas vidas e olhando para o menos. Filhos devem cuidar dos pais nas verdadeiras necessidades de apoio que eles tenham, sem ficar olhando só para trás, filhos têm a função de olhar para frente, para o futuro, para a vida.
As leis sistêmicas que atuam na família são implacáveis e não aceitam justificativas, elas se cumprem para pessoas de todas as religiões, todos os níveis sociais e têm efeitos para todos, os que concordam com elas e os que discordam. Isso não faz a menor diferença para as leis sistêmicas.
Pais que destroem seus filhos porque não cumprem suas funções de pais no sistema recebem as devidas punições das leis sistêmicas. Filhos que se recusam a sair da aba dos pais e irem para os desafios naturais da vida são severamente punidos pelas leis sistêmicas mesmo que isso, à primeira vista, pareça ser injusto. Pais e filhos devem cumprir as leis da vida assumindo suas posições e funções e ambos devem se respeitar exatamente pela função que precisam exercer para o bem de todos.
Nas famílias adoecidas pela desordem, os problemas surgem em muitas áreas da vida de todos os membros e quanto mais rápido buscarem as soluções e as curas, melhor para todos. Doenças na vida financeira, no corpo, nas relações, doenças que se manifestam como vícios, tudo isso pode ser amenizado ou curado quando se busca com humildade resolver as pendências. Tudo isso fica visível para todos os de dentro e os de fora da família, mas, a origem é invisível, é oculta, por isso, somente com o tratamento certo é que se torna possível ir às raízes dos problemas para se obter a compreensão, a solução e a cura.
Se este estudo chegou até você e, no seu coração, sente que precisa de ajuda para si e para seus familiares, será uma satisfação atender a todos que buscam solução forte, sem adiar o tratamento do que está adoecendo sua vida e as relações com a vida. Foi para isso que me preparei e continuo me atualizando sem parar para apoiar quem quer resolver questões que exigem uma medicina da alma.
O que é preciso ter em mente, com muita clareza é que não basta ter nascido numa família, ser pai, mãe ou filho, é preciso que cada integrante se coloque na posição que lhe cabe e na função que tem no grupo. (Aluísio Alves: Psicanalista, Terapeuta Sistêmico, Pós-Doutorando em Educação, Doutor em Educação Médica, Hipnose Clínica, Mentoria de Líderes e Equipes).