Muita gente que diz querer resolver os próprios problemas ou se soltar das amarras na vida não falam a verdade de suas almas. Querem apenas justificar e continuar falando de seus sofrimentos para o máximo de pessoas. Querem uma plateia

Este estudo servirá para você se conhecer melhor e refinar sua percepção tanto a respeito de si quanto das pessoas com as quais se relaciona na família, no trabalho e em outros grupos sociais.

Antes de prosseguir, quero destacar que uma quantidade muito grande de pessoas a quem atendi e venho atendendo individualmente e nos workshops passaram  a viver com mais qualidade de vida quando resolveram parar de reclamar e, após serem tratadas, irem para a prática ao invés de continuarem falando, falando, falando… e é uma alegria ver essa gente toda tratada, resolvida e motivada!

Existem muitos motivos para parar de reclamar e começar a agir, quero destacar 5 para você:

1- menos de 3% das pessoas levam a sério as reclamações dos outros;

2- mais de 80% das outras acham justo e bom o reclamador sofrer;

3- mais ou menos 10% dos que ouvem reclamações têm soluções seguras para oferecerem;

4- entre 6 e 7% das pessoas possuem habilidade para ouvir reclamações e saber ajudar;

5- o mundo  e a vida não vão parar por conta dos choros e das reclamações.

Do ponto de vista de uma psicologia mais profunda é preciso dizer que quem tem a doença da reclamação precisa de tratamento e cura e quem sofre desse terrível mal apenas quer anunciar para humanidade o quanto sua infelicidade impede de ser e fazer mais e que, se fosse feliz, faria isso e aquilo. Precisam de ajuda firme e amorosa.

A reação mais comum quando a pessoa não quer ficar bem e manter suas reclamações em forma de justificativas e de histórias que conta para conquistar gente que fique admirando seu sofrimento, é a agressividade e a acusação de que ninguém a entende, que nenhum medicamento faz o efeito esperado e que nenhuma terapia consegue resolver seus problemas tão pesados. Falam mal de quem as confronta porque essas pessoas que reclamam e se colocam numa postura negativa querem continuar debaixo dos holofotes no palco da desgraça, da escassez e de toda forma de sofrimento. Querem ser o centro das atenções.

Por esses motivos, podemos nos aperfeiçoar por meio da auto-observação para perceber se estamos sofrendo dessa epidemia que é o mal hábito de reclamar e, depois,  encontrar ajuda para agir e realizar o que precisa. Uma mente manhosa é uma potente e incansável transmissora de reclamações que podem contaminar a família, a equipe de trabalho e os outros grupos dos quais faz parte na sociedade.

Agir é o caminho dos que querem se curar, vencer suas fraquezas e atrair mais amizades, mais prosperidade, mais amor e saúde. A pessoa só tem o que atrai por meio de seus pensamentos, sentimentos e atitudes.

Fique atento para que não seja contado entre as pessoas que dizem querer resolver os próprios problemas ou se soltar das amarras na vida, mas, que não falam a verdade de suas almas. Querem apenas justificar e continuar falando de seus sofrimentos para o máximo de pessoas. Procurar ajuda com a firme decisão de agir é a solução! (Aluísio Alves: Psicanalista, Terapeuta Sistêmico, Pós-Doutorando em Educação, Doutor em Educação Médica, Hipnose Clínica, Mentoria de Líderes e Equipes).

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *