Tanto para líderes e gestores quanto para profissionais das mais diversas qualificações, é facilmente perceptível quando a equipe ou mesmo a empresa estão adoecidas e precisam de tratamento. Mesmo que não saibam descrever o que está acontecendo, o simples fato de não se sentir bem no trabalho indica para a pessoa que algo não vai bem.

Situações como essas podem surgir após demissão de colaboradores, mudança na coordenação ou gerência ou ainda quando a empresa é vendida… mas, existem também outras situações…

As dinâmicas sutis que acontecem nas empresas e nas equipes têm profunda ligação com o fato de serem sistemas e, por essa razão, estarem submetidos a leis próprias que, quando não cumpridas consciente ou inconscientemente, geram mal estar e problemas. Tais problemas podem aparecer nas relações interpessoais e interprofissionais, na comunicação entre liderados e profissionais, gargalos que não existiam antes, perdas repentinas de clientes, prejuízos inesperados e imprevisíveis, dificuldades com fornecedores e comprometimentos com prazos, serviços ou produtos da empresa. São alguns exemplos, porém, podem acontecer uma infinidade de combinações destes com outros quase inexplicáveis e que causam o referido mal estar.

Um sistema é algo vivo e dinâmico movido e regulamentado por leis que, independentemente de serem conhecidas ou não, têm forte atuação nos grupos humanos e quando são desrespeitadas fazem o sistema, primeiramente, manifestar extremas dificuldades em seu fluxo e funcionamento para, em seguida, caso não seja tratado de forma correta, entrar em colapso e prejudicar todas as pessoas envolvidas na equipe ou na empresa.

O líder ou gestor que abre sua percepção para considerar essas dinâmicas sutis e secretas que ocorrem em seus empreendimentos e suas equipes, tem enorme vantagem para, após perceber o que, realmente está por trás dos problemas que emergiram, saber agir de forma eficaz, indo direto ao epicentro da questão que estiver prejudicando e mudar a rota ou a velocidade das atividades.

Por ter formação acadêmica na área de administração e gestão e por ter trabalhado bons anos na posição de gestão e liderança, aprendi a desenvolver métodos que ajudam muito aos profissionais, aos gestores ou  líderes que buscam um olhar mais objetivo sobre suas equipes, carreira e empresa.

Tenho estudado e dialogado com um amigo e parceiro profissional que é um médico do trabalho, o Dr. Munir Jacob, cuja experiência permite um olhar mais abrangente sobre empresas e equipes, tratando-os como sistemas vivos que, assim como pessoas e famílias, estão sujeitos a adoecimentos diversos. Estamos tão preocupados com a situação que os empreendedores, equipes, profissionais e empresas, sobretudo, as pequenas e médias, que temos pensado seriamente em criar alguma forma de ajudar porque é muito triste não só para profissionais e empresas, mas, para toda a sociedade, ver o gigantesco estrago causado pela pandemia do Corona Vírus-19, na atualidade.

Porém, esta breve reflexão já tem por função ser um alerta para empresas, equipes, profissionais, empreendedores, gestores e lideres para que procurem olhar com mais atenção para as questões sistêmicas que podem estar submersas e, portanto, invisíveis, quando forem retomar e redesenhar suas metas, seus objetivos, sua visão, sua missão e seus negócios.

o que é muito claro para nós, neste momento, é que empresas e equipes são sistemas que adoecem e precisam de tratamento como qualquer outro organismo, uma pessoa ou uma família e, que para isso,  é preciso ousar e ir muito além dos chavões e dos modelos batidos de intervenções em processos, é preciso considerar algo mais profundo.

Afinal, tanto para líderes e gestores quanto para profissionais das mais diversas qualificações, é facilmente perceptível quando a equipe ou mesmo a empresa estão adoecidas e precisam de tratamento, o tratamento certo. (Dr. Aluísio Alves, Terapeuta e Doutor em Educação Médica: atende online, presencial em consultório e grupos terapêuticos. Agende pelo WhatsApp (35)988537100 ou contato@aluisioalves.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *