Um número muito grande de pessoas com quem converso ainda desconhece o poder que tem a palavra e este estudo resumido vai tratar desse tema.

A palavra tem poder para criar e para destruir dentro e fora da pessoa. Se usar de forma inteligente e seletiva a palavra acompanhada da energia e da intencionalidade positiva, toda pessoa pode perceber o quanto sua vida se torna mais leve, fluida e interessante, o que, sem dúvida nenhuma, atrai outras pessoas com afinidades semelhantes.

A palavra é que permite expressar o pensamento, portanto, tem poder para gerar realidades internas positivas, magnéticas e vibrantes. Por meio da boa palavra, do pensar e do pronunciar a força do verbo que é a expressão humana que confirma o poder de criação de estados emocionais e das condições essenciais para a plena saúde e as boas relações.

Por outro lado, é fácil perceber o quanto é criada uma atmosfera negativa e que afasta os outros quando a palavra é usada sem critério e quem dela faz uso não tem consciência do poder tem a energia desse maravilhoso recurso de comunicação. Em determinados momentos, percebe-se a inadequação da palavra, por exemplo, expressões sarcásticas e que tentam ridicularizar o outro ou uma situação qualquer; outro exemplo: no momento sagrado de uma refeição o uso de palavras que geram asco, nojo e alterações no paladar, tirando, portanto, o prazer de desfrutar dos sabores e das cores dos alimentos; importante lembrar também do que é conhecido como “estraga prazer”, que é a pessoa que, pelo uso da palavra, joga uma energia negativa durante uma comemoração ou uma reunião de familiares ou amigos;  mais um exemplo é o hábito de somente falar em assuntos dramáticos, negativos e pessimistas, incluindo doenças, tragédias e escassez… são apenas poucos exemplos para demonstrar o quanto a palavra tem poder de criar realidades.

Aprofundando um pouco mais, a palavra pensada ou pronunciada tem imenso poder de criar a própria trajetória de vida de uma pessoa, por isso, uma atitude positiva é sempre expressa pela linguagem corporal e acompanhada de uma comunicação leve, confiante e cheia de entusiasmo, obviamente, o equilíbrio e a sinceridade devem fazer parte de tudo isso para que não seja apenas um conjunto de frases feitas ou chavões sem vida e sem vibração magnética. E tudo isso pode e dever ser aprendido e aperfeiçoado porque quanto mais se pratica e se percebe os bons efeitos da palavra na vida e nas relações, mais se conseguem resultados novos e isso realimenta a convicção do bom uso que a força da palavra merece.

Quem desenvolve a habilidade de ter consciência do que pensa e fala tem uma relação diferente consigo, com os outros e com o universo. Nenhuma palavra ecoa no pensamento do indivíduo sem produzir algum resultado e o mesmo acontece quando a palavra é pronunciada porque tem poder para criar realidades.

Como ensinou Jesus, “a boca fala do que o coração está cheio”, portanto, quanto mais trabalharmos nossa interioridade, nosso crescimento e amadurecimento pessoal, tanto mais teremos bons conteúdos para impregnarmos nossas falas. De fato, ninguém dá o que não tem e “cabaça vazia só faz barulho”, como diz a sabedoria caipira, assim, devemos nos sentir estimulados a aperfeiçoar o que cultivamos dentro de nós. Com conteúdo positivo, a palavra cria realidades incríveis, de prosperidade, de amizades edificantes, de  saúde e magnetismo para atrair pessoas que somam e resultados que geram felicidade.

A palavra tem poder! (Dr. Aluísio Alves, Terapeuta e Doutor em Educação Médica: atende online, presencial em consultório e grupos terapêuticos. Agende pelo WhatsApp (35)988537100 ou contato@aluisioalves.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *