Uma empresa familiar tem desafios muito particulares e para que seja bem sucedida no mundo dos negócios, é preciso compreender como funcionam três subsistemas: a família, o negócio e o patrimônio.

O desafio mais explícito  é o de  manter os laços familiares sem afetar os negócios e vice-versa.

A queixa que mais escuto durante atendimentos a empresas familiares e a pessoas que buscam ajuda é que  não conseguem entender os limites ou as intersecções entre questões pessoais e questões do negócio. A verdade é que existe falta de entendimento do que é uma empresa familiar ou família empresária. Pensa-se de forma equivocada que empresa familiar é o simples fato de pessoas de uma mesma família trabalharem juntas. Não é isso. Uma empresa familiar é uma organização controlada e gerida por uma família. É preciso dizer que existem empresas que são controladas por mais de uma família, mas, isso não será abordado neste estudo.

Uma família para se tornar efetivamente uma família empresária terá que organizar seu negócio mesmo que seja um empreendimento pequeno. Se não houver uma organização objetiva, clara e explícita, será, como disse, apenas um grupo de pessoas da mesma  família que trabalha junto.

Equilibrar os subsistemas família, negócio e patrimônio é uma tarefa urgentíssima para os que querem preservar os laços familiares e as boas relações entre seus integrantes e, ao mesmo tempo, manter e fazer progredir o empreendimento pequeno, médio ou grande.

Dentre as tarefas que, se forem feitas com seriedade, poderão facilitar a continuidade dos negócios após o afastamento dos fundadores ou da primeira geração da família empresária, estão aquelas que indicarão as formas de funcionamento da empresa familiar, é preciso desatacar:

a) a definição princípios e regras para o funcionamento e a continuidade da empresa;

b) formalizar acordos de forma clara e organizar a estrutura de poder decisório;

c) separar remuneração do capital do trabalho;

d) administrar e superar conflitos na questão particular das pessoas  e no aspecto coletivo da empresa.

Como ficou demonstrado, uma empresa familiar, independentemente do seu tamanho, tem desafios particularmente diferentes de outras empresas, por isso, os problemas enfrentados por esses empreendimentos precisam de abordagem e tratamento apropriado.

Para que seja bem sucedida no mundo dos negócios, a família empresária precisará compreender como funcionam três subsistemas: a família, o negócio e o patrimônio. Dessa forma será uma família mais fortalecida e terá um negócio com força suficiente para servir aos clientes e, se se organizar melhor, poderá se perpetuar por longo período beneficiando os descendentes e as novas gerações de clientes.

(Dr. Aluísio Alves, Terapeuta e Doutor em Educação Médica: atende online, presencial em consultório e grupos terapêuticos. Agende pelo WhatsApp (35)988537100 ou contato@aluisioalves.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *