A confusão na mente é a porta larga para a entrada de problemas que impedem você de viver com mais qualidade.

Quando me refiro à confusão mental, não estou focalizando os estados mais graves das doenças mentais, e sim à desordem nos pensamentos e sentimentos que podem, de alguma forma ser o perigoso início de problemas mais sérios do ponto de vista individual e que também afetam suas  relações interpessoais.

Viver melhor é ter saúde psíquica e ser capaz de construir relações saudáveis com pessoas e com todos os aspectos da vida cotidiana, as tarefas profissionais, os compromissos, a gestão do tempo e o cultivo da reflexão. Cultivar o hábito da reflexão é um dos fatores que nos tornam humanos. Ninguém está pronto, todos nós somos um projeto em andamento, uma obra em permanente construção e reconstrução.

Como se livrar da confusão mental? Indo para dentro de si. É no exercício do autoconhecimento é que se pode colocar ordem nos pensamentos e sentimentos. Muitas vezes, no meu trabalho na clínica, percebo que algumas pessoas, devido à confusão mental que foram criando e alimentando ao longo da vida, têm extrema dificuldade para aceitar que precisam agir sobre si, como se estivessem esculpindo em material muito resistente e sólido. Percebo, também, que outras pessoas demoram mais a conseguir os resultados que buscam porque estão iludidos pela passividade, ou seja, não querem fazer nada, só ficar esperando, sem nenhum ou poucos gestos concretos, mudanças práticas em seu modo de viver, passando a ter mais consciência de que todas as mudanças dependem de suas posturas na vida.

Como se livrar da confusão mental e viver melhor? Tomando muito cuidado com a velocidade das informações chegam por meio de redes sociais, grupos fechados e pela mídia aberta. Muitas dessas informações certamente não são verdadeiras ou não condizem com a realidade da vida. Ao ignorar e deletar essa avalanche de lixo comunicacional que trafega a velocidades absurdas, você diminuirá a desordem nos seus pensamentos e sentimentos e, promoverá mais qualidade de vida por meio do esvaziamento pessoal. Lembre-se, em taça cheia não cabe mais nada a não ser que transborde!

Como se livrar da confusão mental e viver melhor? Escolhendo leituras, filmes, séries, conteúdos positivos, que farão bem à sua mente. Seja ousado e decidido para selecionar o que consumirá. Não seja tímido, decida parar de ouvir gente que não tem o que oferecer e se aventura no mundo do faz-de-conta e do fingimento nas redes sociais. Professores não nascem em árvores, e saúde emocional, mental e espiritualidade são temas complexos para serem tão banalizados o tempo todo! Pense comigo: como alguém vai ensinar o que não sabe? Como alguém vai dar o que não tem? Escolha muito bem o que ler, assistir ou ouvir porque, dependendo da  qualidade e da coerência, poderá trazer muita confusão mental para você e transformar sua vida em algo muito pobre, angustiante e infeliz.

Como se livrar da confusão mental e viver melhor? Ocupando sua mente e seu tempo com o que é útil. Passar o tempo sem por a “mão na massa”, passivamente consumindo seu corpo na inatividade, continuando a ser sedentário,  se desesperando nas ondas de notícias catastrofistas que trazem mais medo, desespero e irracionalidade, destruirão sua saúde e criarão ainda mais confusão dentro de você! Faça jejum do que é negativo, do que só quer piorar o que já não está bom. Desconfie dos “profetas do caos” que prevêem o que já é real. Fuja disso! Quanto mais você passa seu precioso tempo – que nunca mais voltará – sem fazer nada, sem interagir de verdade com a vida real, mais confusão mental vai ter e, pior: você perde rapidamente a capacidade de refletir e desenvolver uma mente produtiva, crítica e reflexiva.

Você pode completar essa lista de como se livrar da confusão mental e viver melhor com sua própria experiência, seus bons hábitos e suas descobertas, afinal, quando se começa a refletir, a inspiração é frequente e a qualidade de vida se torna permanente.

Presenteei você com este estudo para que tenha mais saúde e qualidade de vida, para que se sinta abraçado, compreendido e incentivado a esvaziar sua mente do que é negativo e cultivar uma atitude positiva em que o menos é mais e interromper o fluxo de conteúdos destrutivas que roubam sua qualidade de vida! Se foi útil para você, passe adiante!  (Aluísio Alves apoia pessoas na solução de suas dores na alma e na superação dos desafios profissionais. Terapia profunda. Orientação de Carreira. Ensino de Espiritualidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *