Escolhi a comparação com minas para as ameaças na vida do casal porque é chamado de campo minado uma área na qual artefatos de guerra são enterrados e camuflados com o objetivo de causar danos permanentes a quem toca os mecanismos de detonamento desses explosivos.
São muitos os problemas que rondam e, infelizmente, às vezes, invadem a vida do casal e acabam colocando em risco toda uma construção sonhada e feita a dois, envolvendo sacrifícios e tempo dos parceiros.
No consultório, me deparo frequentemente com duas questões que consomem muita energia do casal e que me preocupam demais devido ao potencial destrutivo que esses problemas têm. Quais são essas duas questões? São traição e problemas com o dinheiro do casal.
Neste breve estudo vou presentear você com sugestões para que não fique andando em círculos e perdendo tempo… ao contrário, o que vou entregar para você é para que vá diretamente à raiz do que estiver minando a estabilidade da sua vida a dois. Aqui serão abordadas soluções para os problemas que minam a vida a dois.
Mas, antes de você continuar, quero alertar que somente ponha em prática o que vou ensinar, se, de verdade, estiver querendo olhar com seriedade e atitude de não-julgamento para resolver porque a solução e a cura nem sempre vêm da forma como você imagina, por isso, espero, no mínimo, maturidade para aplicar e entender que existe uma força sistêmica que pode estar agindo no casal ou que já venha, há muitos anos, se manifestando na história familiar de cada um dos parceiros.
Cada um dos parceiros deve estar consciente da sua responsabilidade na relação a dois porque, por ser uma relação, ambos precisam assumir bônus e ônus que uma caminhada juntos exige.
Preste atenção ao passo-a-passo que vou compartilhar com você e aplique-o. Nesta primeira parte, vou tratar de uma questão. Na segunda parte do estudo, mostro para você algumas chaves para solucionar o outro problema.
Sobre o dinheiro, o casal deve se perguntar agora e, de preferência, anotar para organizar as ideias, de onde vem o dinheiro que chega às suas mãos? Como esse dinheiro é usado? Como é tomada a decisão sobre gastos e investimentos? Como os pais e a família de origem de cada parceiro lida com o dinheiro? Pais e antepassados tiveram algum tipo de problema com as coisas materiais, heranças, perda súbita de bens?
Após ter anotado tudo, o casal pode conversar e cada parceiro ou parceira apresenta o que anotou como respostas a essas perguntas. O simples ato de dialogar com maturidade e equilíbrio, sem procurar culpados, já poderá solucionar muito do que atrapalhava a vida a dois e, a partir disso, replanejar as novas estratégias para lidar com o dinheiro desse ponto em diante.
Obviamente, que existem outras formas de abordar a questão do dinheiro na vida do casal, porém, esta que lhe apresentei têm muita força para solucionar. Aplique e me conte os resultados.
O casal que não conseguir fazer isso sozinho ou, após a aplicação dessas ferramentas, perceber que querem e precisam aprofundar ou têm necessidade de uma intervenção profissional, não deve se demorar porque quando mexemos num problema, ele fica mais vivo e deve ser solucionado o mais rapidamente possível.
Afinal, você não precisa viver uma vida a dois que se parece com um campo minado, concorda? Seria muita tensão desnecessária, improdutiva e perigosa não é mesmo?
E aí, gostou? Quero receber seus comentários.
No próximo estudo vou abordar a questão da traição na vida do casal e presentear você com ferramentas para tratar desse problema que tem machucado tantas pessoas. (Aluísio Alves é psicanalista e atua com terapias profundas. Apoia pessoas na solução de suas dores na alma, problemas nos relacionamentos, na orientação de carreira e na superação dos desafios profissionais).