O que você pode me mostrar como prova de que acredita em si mesmo? O que você demonstra no seu dia a dia na família, na profissão e na vida, em geral, que acredita em si e que é capaz de “apostar todas as fichas” em você mesmo?
Independentemente do que você tenha respondido, quero lhe dizer algo que vejo no meu cotidiano profissional e que pode abrir um leque maior de formas de você olhar para si e ter maior clareza do quanto acredita em si mesmo.
Muitos fracassos e frustrações não vem de fora, vem de dentro da pessoa que se contenta com pouco e fica presa na terrível zona de conforto, afinal, quem está feliz na prisão não quer ser liberto.
Quem acredita em si, investe tempo, dinheiro, energia e perseverança no próprio desenvolvimento porque vale oferecer mais para expandir o próprio potencial e realizar mais.
Quem acredita em si, retira do seu caminho os obstáculos que o impedem de chegar ainda mais longe.
Quem acredita em si, diz não ao que lhe rouba a motivação.
Quem acredita em si, diz sim ao que é positivo e pode lhe ajudar a crescer em todos os setores da sua vida.
Quem acredita em si, pratica a paciência para esperar os frutos do seu plantio na mente e no coração.
Quem acredita em si, está imunizado contra os críticos de plantão que só sabem achar defeitos e, via de regra, progridem muito pouco.
Quem acredita em si, é amoroso consigo e pratica o autocuidado com o corpo, com a mente e como espírito.
Quem acredita em si, faz tudo o que é possível e busca ajuda para aprender sempre algo novo e se libertar dos vícios que o escravizam.
Quem acredita em si, é honesto ao admitir seus pontos fracos e se esforça para transformá-los em pontos fortes.
Quem acredita em si, compartilha os dons, os recursos e a própria vida porque sabe que que, mesmo tendo um potencial gigantesco, sempre precisará de algo, mas, que terá sempre algo a oferecer aos outros.
Quem acredita em si, pratica a gratidão, não somente como uma palavra da moda, mas como uma atitude perante Deus e os outros.
Quem acredita em si, sonha grande e não se contenta com o mínimo, busca sempre superar os próprios limites.
E agora? Ficou mais fácil responder o quanto você acredita em si mesmo?
No silêncio da sua mente, olhe-se no espelho interno e perceba a essência incrível que vive debaixo dessas roupas carnais e sinta-se muito bem por estar vivendo esta experiência no mundo físico, esta grande escola onde o próprio viver é o livro e o tempo é o maior professor. Acredite mais em você e demonstre isso na vida real e concreta. Você pode, você merece! (Aluísio Alves é psicanalista e atua com terapias profundas. Apoia pessoas na solução de suas dores na alma, problemas nos relacionamentos, na orientação de carreira e na superação dos desafios profissionais).