Se você parar um pouco e pensar como começou o problema que está enfrentando agora, vai concordar comigo que foi pelo excesso ou pela falta de algo em sua vida.
Quando o problema é causado pelo excesso, você deverá resolvê-lo pelo desapego e pela diminuição do que está tirando sua energia para viver e realizar o que planeja ou conquistar a felicidade em qualquer área da sua vida.
Por outro lado, claro, quando a origem do seu problema é a falta de algo, você poderá resolver isso pela aquisição do que faltava para completar alguma lacuna em sua vida.
A questão é que sem equilíbrio, você continuará rodando igual pião que gira, gira, até perder o impulso e tombar sem movimento. E penso que você já está cansado disso, não é mesmo?
A cada dia tenho mais provas de que, em muitos casos, o menos é mais. Por exemplo, quem não consegue ajuntar dinheiro, diminui o consumo, compra menos, e, obviamente, as finanças pessoais crescem. Outro exemplo é quando a pessoa diminui maus hábitos com a alimentação e passa a ter mais saúde.
No consultório, todos os dias, posso ver o quanto a pessoa é beneficiada quando desenvolve um bom autoconhecimento, conhece seus hábitos e olha para eles com objetividade, percebendo o que é excesso e o que faz falta em sua vida. Isso transforma a pessoa em sua totalidade, porém, é preciso um pequeno esforço, pelo menos… afinal, você já está esperto o suficiente para perceber que as coisas não acontecem magicamente, é preciso agir, concorda?
Como meus clientes sabem, trato cada um de acordo com a necessidade específica, ou seja, sob medida e na medida certa porque não é produtivo eu oferecer todos os procedimentos, técnicas e conhecimentos ancestrais e contemporâneos aleatoriamente, aplico o que estou ensinando aqui: o excesso não traz benefícios e nem a falta pode gerar resultados, é preciso encontrar o ponto de equilíbrio.
Talvez seu problema seja a péssima administração do seu tempo e estar sofrendo porque não consegue fazer o que precisa e suas coisas ficam paradas, outras sem finalização… pode ser que seu problema seja algum vício ou vícios que estão tirando seu foco e adoecendo sua mente e seu corpo… quem sabe seu problema seja dificuldade para resolver o relacionamento “enrolado” que vem destruindo sua carreira, seu sossego e desviando você do caminho do sucesso…
Falo para você de forma direta: procure ajuda para encontrar seu centro, seu equilíbrio e reorganizar sua vida porque o tempo não para para te esperar, entende isso?
Pare de se enganar, pensando que vai acontecer algo mágico e sua vida vai ficar em ordem… sinto muito, mas, dessa forma, jamais! Por mais doloroso que seja, você terá que olhar para sua vida e para o que tem feito dela…
Como saber se seu problema é por excesso ou por falta? Eu tenho que te dizer que somente procurando a ajuda certa para você é que terá discernimento e construirá uma forma sob medida para superar o que está atrapalhando você de seguir com mais velocidade e mais resultados… se ficar aí parado, pensando, nada vai acontecer, por isso, aja enquanto é tempo!
(Aluísio Alves é psicanalista e atua com terapias profundas. Apoia pessoas na solução de suas dores na alma, problemas nos relacionamentos, na orientação de carreira e na superação dos desafios profissionais).
Problemas fazem parte em nossas vidas e vivendo conscientemente não os busco mas como fazem parte da vida do ser humano os que aparecem para mim procuro a resolução dos mesmos da melhor forma possível onde o mesmo não seja resolvido somente para mim mas para todas as partes envolvidas!