Insatisfeito e insatisfeita com problemas que teimam em reaparecer? Quer se conectar com algo diferenciado, que vá além dessa mesmice em sua vida? Já não aguenta mais usar ferramentas que não funcionam para você? Se você se interessou por alguma dessas 3 perguntas, certamente, tem algo que precisa desconstruir em sua vida. Mas, desconstruir…como assim? O que é isso?
Resolvi falar com você em pouco tempo e usando poucas palavras porque aconteceu algo que me fez pensar muito no tanto de bagagens inúteis que diversas pessoas carregam e vou contar para você como foi…
Era uma mulher muito determinada e percebi isso logo que comecei o atendimento. Vi em seu rosto, também, que estava muito cansada de tudo, a ponto de explodir…e ela, não fazia nenhum esforço
para esconder isso…perguntei a ela porque havia marcado a consulta e ela disse que não entendia o motivo dos seus problemas quando pareciam ter terminado, começavam a brotar igual mato e que ela já não sabia mais o que fazer… assistia centenas de videos no You Tube, comprava e lia livros de autoajuda, mas, tudo parecia ser mais do mesmo… estava sem paciência para ouvir de novo o que já sabia…foi logo falando que tinha ouvido muitas promessas de que essa ou aquela ferramenta funcionava, mas, por mais que insistisse, para ela, nada mais dava certo…
Comunicativa, despachada, independente…tinha muitas ideias, lia muito, tinha cultura geral, não tinha problema com dinheiro, ou seja, aparentemente, se falasse que estava com algum problema, ninguém acreditaria…
Como muita gente sabe, atendo cada pessoa com abordagens sob medida, jamais me prendo a um método só, além de ter criado formas de atender nesses anos de consultório, mas, sempre ponho muita energia no ouvir, procuro ouvir a essência da pessoa, indo um pouco mais além das palavras… o amor incondicional também é parte inseparável do meu atendimento… a força curativa da compaixão, do amor, é indescritível…segui com o atendimento, era a primeira sessão daquela mulher que tinha 41 anos e faria 42 daí a 4 meses…
Resumindo, durante o processo com poucas sessões, ficou muito claro que ela precisava retirar da cabeça muita informação, pensamento e crenças que não serviam para nada, só provocavam mais problemas e, pior: mantinha sua vida num constante descontentamento, com poucos intervalos em que se sentia plena…ela estava diante de um grande desafio que exigiria algum esforço: desconstruir o que só ocupava espaço em sua vida… no ritmo dela, desconstruiu muita coisa em sua vida… começou uma nova fase…as coisas fluíram e ela, finalmente, construiu a paz interna que tanto buscava…resolveu, também, uma questão de relacionamento que já nem acreditava mais que seria possível!
Talvez, você, agora, tenha se dado conta de que também precisa desconstruir um tantão de coisas que foi acumulando em sua vida sem mesmo saber o motivo ou acreditando que isso um dia seria útil para você, não é mesmo?
Defina o que precisa retirar da sua vida em termos materiais e no mundo interno, ideias, conceitos, crenças, formas de ver a vida, o mundo e a si mesmo…bom, fiz minha parte alertando você… agora é sua vez de “passar o pente fino”, peneirar sua vida e descobrir o que precisa desconstruir para dar mais atenção ao que verdadeiramente importa… pense nisso, aja e viva melhor!
(Aluísio Alves é psicanalista e atua com terapias profundas. Apoia pessoas na solução de suas dores na alma, problemas nos relacionamentos, na orientação de carreira e na superação dos desafios profissionais).