Um dos gritos mais desesperados é aquele que pede socorro e reconhece que precisa viver.
Não sei se você concorda, mas, a ansiedade e as preocupações têm roubado de muitas pessoas, talvez, até de você, a leveza necessária para viver, sentir e saborear o estar aqui e agora…
Existem certos tipos de venenos que atacam o psiquismo humano, que deixam a pessoa sem ar para respirar, confusa, sem saber o que fazer e, a maioria, conforme vejo nos atendimentos online e nos muitos anos atendendo no consultório, tem a estranha tendência de querer colocar mais coisas na própria vida… é o desespero por tentar por os pensamentos, sentimentos e planos de vida em ordem…
O problema se agrava porque existe um mercado devorador de vidas que “tem tudo o que a pessoa precisa” e o que não tem procura inventar ou vender falsas promessas…
Bom, você sabe muito bem o péssimo resultado que vem desse encontro entre a busca desenfreada por adquirir coisas como se isso fosse eliminar a ansiedade e as preocupações com o consumismo estimulado de um mercado que só quer o dinheiro das pessoas sem se importar se elas, depois, ficarão melhores ou piores… o que interessa ao mercado é vender e ponto final.
O que isso gera na vida real de quem age nessa desorientação por pensar e acreditar que a ansiedade e as preocupações serão resolvidas mediante o aumento de coisas que fazem em suas vidas?
Vamos lá: livros amontoadas que a pessoa não lê nunca, cursos online acumulados nas plataformas e que não despertam o menor interesse, roupas nos armários que nada tem a ver e nem se sabe porque as comprou, aparelhos de ginástica que só servem para pendurar coisas e atrapalhar o fluxo dentro da casa… isso só para dar poucos exemplos!
Mas, se você me acompanhou até aqui, vou dividir agora uma chave para você virar o jogo e encontrar soluções para a ansiedade e as preocupações que parecem não ter fim em sua vida. Anote aí:
Em primeiro lugar, compreenda que o menos é mais quando se trata de coisas da alma; mesmo que não concorde, faça esforço para conseguir assimilar isso… vai ajudar muito;
Em segundo lugar, pare de querer encher sua vida de bugingangas e promessas fáceis vendidas por aí que falam em libertar você disso e daquilo… nem tudo isso é verdade, acorde! Para ter resultados, é preciso de algo a mais… depois conto para você…
o terceiro ponto essencial é: esvazie sua mente para poder ouvir sua verdadeira voz, a voz da sua alma, deixe sua essência falar porque enquanto você se negar a escutar suas verdadeiras necessidades, aquelas que nem sempre você tem coragem de encarar, a ansiedade e as preocupações estarão presentes em sua vida para avisarem que algo precisa de mais atenção para você seguir melhor em tudo o que decidir fazer. Agora é com você, reflita e aja.
(Aluísio Alves é Doutor em Educação Médica e Psicanalista. Oferece terapia de casal, soluções e tratamentos para questões familiares, sexualidade, profissão e negócios)