Ajudar pessoas a se curarem da dependência de outras tem sido uma das minhas grandes alegrias.

É muito bom receber no consultório ou na sessão online pessoas que estão cansadas de sofrer por coisas que, aparentemente são simples, mas que, estranhamente, têm um poder incontrolável de manter muita gente do bem presa a pessoas, coisas, empregos, situações, dentre outras coisas.

A ferida do abandono que é um tipo de trauma que acontece na infância principalmente pela forma de agir de pai, mãe e outros familiares, gera em quem sofreu isso, uma forte sensação de não ter forças para nada, nem para ser nem para fazer e muito menos para ter…

Outro grande problema que a ferida do abandono provoca na pessoa, a partir da sua infância e que se estende pela sua vida adulta é ficar totalmente dependente dos outros, a começar pela opinião de outras pessoas…a pessoa que carrega a ferida emocional do abandono não dá um passo na vida antes de pedir a opinião dos outros… insegurança total.

Colocar-se como vítima na vida é outra consequência de quem sofre com a ferida do abandono. Esse sentimento gera um comportamento repetitivo de se ver e de se descrever como um incapaz, um fraco e que é o tempo todo prejudicado por tudo… justificando, assim, seus fracassos e sua inércia.

A pessoa adoecida pela ferida do abandono vive à procura de elogios fáceis, gosta de ser reconhecida (mesmo que falsamente) por qualidades pessoais… por isso se torna alvo fácil de enganadores e de bajuladores de plantão que querem sempre algo em troca…

Em geral, quem sofre com a ferida emocional do abandono, exige muito de parceiros na vida a dois porque nunca se sente satisfeito plenamente com o afeto que recebe, tornando-se reclamão e sempre achando pouco o amor que recebe. Claro, isso traz sérios problemas nos relacionamentos.

Outra consequência para quem carrega a ferida do abandono é a necessidade de chamar a atenção a maior parte do tempo… isso, naturalmente, repele, afasta pessoas e boas oportunidades no campo profissional porque é cansativo conviver com exibicionistas que, na sua maioria, têm a autoestima muito baixa e precisa gastar muita energia para se sentir, minimamente, admirado pelos outros.

Mostrei para você as principais consequências que a ferida emocional do abandono podem gerar, obviamente, existem outras variações, porém, o que apresentei é suficiente para demonstrar que caso você sofra com esse sentimento tão doloroso, procure ajuda séria para se livrar de algo que está tirando sua oportunidade de viver uma história diferente, mais positiva, saudável e feliz.

Se você gostou deste estudo sobre a ferida emocional do abandono, compartilhe para ajudar muitas pessoas.

(Aluísio Alves é Doutor em Educação Médica e Psicanalista. Oferece terapia de casal, soluções e tratamentos para questões familiares, sexualidade, profissão e negócios).

Uma resposta

  1. A irresponsabilidade de pais despreparados colocam filhos no mundo e não os criam ou não o fazem com esmero deixando a sequela do abandono desde cedo, no entanto o dia a dia molda o ser e o mesmo deve absorver todas as boas oportunidades para se realizar na vida e não ficar na total dependência do próximo.
    Vejo que mesmo que uma pessoa adulta venha do abandono e não aprende com a vida a ter opinião e vontade próprias ficando a procurar ajuda de outrem para realizar qualquer tipo de procedimento existe ai comodismo e inação raro são os casos de distúrbios e doenças que levam as pessoas a total procrastinação, saudações ao amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *