O que te motiva a ser quem é e a fazer o que faz?

Você sabia que a motivação é algo interno e que as coisas de fora são apenas incentivos ou uma espécie de gratificação por aquilo que você faz?

A motivação real é de dentro para fora, é uma força subjetiva que inicia uma ação, que sustenta e direciona essa ação e a mantém até que o objetivo traçado ou a meta definida sejam alcançados.

Por esta razão é que você não consegue entender a forma que fulano ou beltrano age, insiste e persevera em alguns esforços, percebe? A motivação é como se fosse a parte maior do iceberg, é a parte invisível que a maioria das pessoas não vê nos outros, mas, é dessa parte oculta dentro do ser humano é que vem toda a energia para enfrentar desafios e superar dificuldades e obstáculos para chegar ao que visualizou internamente como objetivo e meta.

O que te motiva?

O que, de verdade, move sua vida? O que te impulsiona de dentro para a ação que exerce em busca daquilo que você escolheu como alvos em sua vida?

A motivação é o motor, é a força motriz com a qual se pode chegar ao que para muitas pessoas é inimaginável, o que é impossível para muitos se torna alcançável pela pessoa que tem a motivação real, aquela interna. Quando se confunde incentivo, que é externo com a verdadeira motivação, que é interna, pouco se consegue ser ou fazer na vida… fica tudo superficial e efêmero… quando se realiza impulsionado pela motivação real, cria=se um legado, algo a ser seguido, algo a ser respeitado pelos outros mesmo quando a pessoa motivada já não está mais fisicamente aqui.

Como meus Amigos e clientes sabem, gosto muito de realizar palestras nas quais eu levo um instrumento musical para cantar junto com os participantes… isso cria um ambiente mais acolhedor, mais quente, quebra a friagem que gelo social impõe em grandes encontros… a música de conteúdo, cantada a uma só voz inclui pessoas, destrói diferenças e toca a alma dos participantes para que olhem para suas verdadeiras motivações. Em empresas, por exemplo, é comum, depois que realizo as palestras, muitas pessoas comentarem que passaram a olhar para seu mundo interno, seu comprometimento profissional e seu crescimento pessoal pelo simples fato de lembrarem das músicas que cantamos juntos durante as palestras.

Fico feliz por saber disso porque quando tenho a oportunidade de apoiar pessoas a examinarem suas verdadeiras motivações isso gera muito valor porque essas mentes e corações abertos ao novo acabam se conhecendo melhor e resolvem entrar no fluxo positivo da vida, parar de reclamar, parar de olhar para o menos, para o que subtrai em suas vidas pessoais e profissionais e escolhem ser mais motivadas, mais prósperas, mais alegres, mais conectadas com o brilho da vida com todos seus desafios e travessias que se renovam o tempo todo…

E você depois de ter me acompanhado até aqui, já sabe o que te motiva?

Então, comente comigo.

(Aluísio Alves é Doutor em Educação Médica e Psicanalista. Oferece terapia de casal, soluções e tratamentos para questões familiares, sexualidade, profissão e negócios)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *