Você sabe muito bem que quando está diante de uma escolha difícil e que precisa ser feita, quanto mais demora na indecisão, mais sua vida fica travada e isso pode gerar adoecimentos na sua dimensão mental, emocional e/ou física… portanto, se você está preso num dilema, na dúvida do que escolher, as coisas não fluem, fica tudo parado, estagnado e você se sente amarrado e angustiado…
Você concorda também que, atualmente, tudo te chama para o excesso, certo? Informação demais, redes sociais demais, opções diversas em todos os campos da vida humana e, obviamente, você fica se perguntando o que é essencial de tudo isso? O que, realmente é necessário para você se sentir tranquilo, bem e em harmonia com o mundo?
O excesso traz a confusão para a cabeça e inquietação para o coração… sentimentos ficam num impasse, entre elações banalizadas e relacionamentos verdadeiros, o que escolher? Procurar um médico ou seguir orientações das milhares de pessoas que você nem conhece e nem sabe porque elas estão falando o que falam… o dilema entre o excesso e o essencial em sua vida precisa ser resolvido porque senão sua vida continuará travada na dúvida e você correrá o risco de adoecer seriamente…
No consultório, tenho ajudado muita gente a se livrar do engano do excesso e cultivar um estilo de vida essencial… quer sabe um pouco sobre isso? Quero ser muito direto e franco com você, por isso, talvez eu fale de algo que te desagrade, mas, peço sua compreensão e paciência para ir até o fim para tirar suas próprias conclusões, pode ser?
Primeiramente, nas questões de consumo, decida sempre pelo que realmente precisa comprar, pelo que é essencial em sua vida e que ajudará de alguma forma, que terá utilidade real… para que comprar algo que, embora pareça barato e bonito, não servirá para você no dia a dia?
Em segundo lugar, na vida emocional, para que absorver tudo à sua volta e querer resolver tudo para todos se suas próprias questões estão ficando de lado? Antes de querer resolver para os outros, tenha sua vida emocional organizada, fluindo com harmonia… basta ser realista e compreender que o essencial é simples e começa sempre com você.
O terceiro ponto importante: para que entrar na complexidade de um relacionamento a dois com alguém que ainda está emaranhado nos próprios problemas amorosos? Será que a carência deve ser a única justificativa para se meter num jogo complicado de sentimentos mal resolvidos? Seja essencial, evite o excesso na vida amorosa porque depois que o problema se alastra, as consequências são imprevisíveis e incontroláveis. Espere que haja sintonia de almas e fuja das ondas altas dos excessos da paixão.
Em quarto lugar, não se impressione com o barulho dos que nada tem a oferecer a não ser a agitação de promessas que nem sabem como cumprir, dos desorientados que acham que resolverão seus próprios problemas fazendo de conta que podem te ajudar de alguma forma nem sempre muito clara… prefira o essencial dos que construíram pouco a pouco, ano após ano, algo verdadeiro, essencial e que terá verdadeira utilidade para você retomar a direção da sua vida pessoal ou profissional…
O quinto ponto é com sua saúde física: domine o excesso na comida, no sono, na bebida, na falta de exercícios e adote uma rotina simples, essencial, com nutrição equilibrada, durma o suficiente, beba apenas o que lhe faz bem e na quantidade certa, faça exercícios físicos de acordo com o que pode fazer, fuja dos excessos e volte-se para uma vida simples, alegre e sábia com seu corpo.
A sexta contribuição é no campo existencial, psicológico e espiritual: o que você vai ganhar bebendo em todas as fontes, superficialmente, sem aprofundar com calma em cada orientação, procurando compreender a essência de cada conhecimento? Para que misturar coisas de diferentes naturezas imaginando que alguma área do seu ser vai organizar tudo para você? A consequência que vem para quem bate em todas as portas é o vazio e o silêncio frio de quem não quer sabedoria, quer apenas excesso de informações com as quais não sabe lidar porque não compreende seus significados…
Bom, espero ter contribuído para que você, caso esteja preso na roda dos excessos, possa escolher o caminho da simplicidade, do que é essencial e menos complicado de viver…seja essencial e decida logo quando se encontrar na dúvida entre seguir a multidão dos confusos e a tranqüilidade dos que escolheram apenas o que tem sentido, aplicabilidade e encaixe na vida real. Escolha o que é essencial para você.