Meus clientes e pacientes, em sua grande maioria, quando me enviam mensagens, contam sobre seus problemas e dificuldades para, em seguida, me perguntarem: “o que eu devo fazer diante disso ou daquilo”…

Tudo certo, afinal, todos querem exatamente resolver questões ou problemas objetivos e que podem acontecer todo dia… não querem teoria e nem explicações, querem saber o que fazer…

Então, por compreender que as pessoas, em geral, precisam de orientações para resolverem problemas diários, quero presentear você com algumas práticas fáceis para te ajudar a resolver problemas do seu dia a dia…

A maior parte dos problemas vêm da falta de autoconfiança. Para resolver isso, busque curar seus sentimentos de rejeição e aprenda a avançar apesar das dores e das palavras negativas sobre você que já ouviu, principalmente, durante sua infância;

Outra fonte de inúmeras dificuldades é a agitação dos pensamentos. Procure ajuda de um professor que lhe ensine a acalmar a mente… se não fizer isso, estará se condenando à perda de muita energia e à pouca realização;

Muitas vezes, falta energia para romper com o que atrapalha. Use sua força de vontade, alimente-se melhor, durma bem, exercite o corpo e pratique o pensamento positivo para criar um escudo de proteção e forjar sua própria espada para lutar e abrir caminhos;

As preocupações são as grandes ladras da capacidade de resolver problemas. Busque ajuda para aprender a domar sua preocupações e direcionar sua energia mental para o que é construtivo. Se você fugir dos problemas, eles aumentarão;

A falta da fé numa força maior impede a muitos de serem mais realizados. Pratique mais e melhor sua própria religião ou filosofia de vida. Muitas pessoas dizem que querem mudar de religião porque ela não é boa, mas, esses mesmos que assim falam, desconhecem até mesmo os ensinamentos mais simples da sua tradição. Fique atento com isso.

O que destrói a força interior é a baixa capacidade de ser aceito e querido pelos outros. Se os outros não recebem bem e nem o aceitam é devido à sua arrogância. Busque orientação para praticar a verdadeira humildade e verá que seu magnetismo atrairá boas amizades e relacionamentos positivos. Não culpe os outros, olhe para dentro de si e para sua maneira de agir.

Outra porta por onde se perde a capacidade para ser, fazer e ter é o sentimento de infelicidade. Construa sua própria felicidade do seu jeito e pare de querer ser igual aos outros, você é único e irrepetível, por isso, entenda que ser feliz é um estado mental e não depende do que tem ou deixa de ter. Decida ser feliz agora e a felicidade será sua companheira para sempre.

Vocë aprendeu que para cada um desses bloqueios, existe um antídoto, porque essas questões presentes an cabeça das pessoas são venenos perigosíssimos, por isso, quando não matam, deixam a pessoa atrofiada no físico, no mental, no emocional e no espiritual.

Ponha isso em prática e os problemas diários nunca mais impedirão sua jornada de crescimento integral.

(Aluísio Alves é Doutor em Educação Médica e Psicanalista. Oferece terapia de casal, soluções e tratamentos para questões familiares, sexualidade, profissão e negócios)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *