Quero trazer uma palavra especial para você que fica triste ao perceber a inveja de pessoas que de uma forma ou de outra cruzam o caminho da sua vida.

Preste atenção no que vou lhe revelar agora:

Uma pessoa vítima do destrutivo sentimento de inveja vê algo se apagar dentro dela toda vez que alguém brilha.

A inveja é uma doença da alma e causa efeitos negativos para quem cultiva essa postura de forma consciente ou não.

Já atendi muitas pessoas sinceras que, num ato de humildade e pedido de socorro, confessaram que não suportavam mais sofrer de tanta inveja que carregavam dentro de si, ou seja, reconheceram, depois de serem tocadas no coração, que o que lhes travava na vida pessoal, nas relações, na prosperidade, na carreira profissional era ficarem o tempo todo se cortando internamente pelo desejo de serem o que outras pessoas eram ou terem o que os outros tinham.

Ainda bem que acordaram e descobriram que eram elas mesmas que se autodestruíam ao manterem a inveja como sua guia.

Descobri durante décadas ajudando pessoas a se livrarem dos pesados fardos que carregavam na alma que a inveja é um veneno do ego. O ego é uma espécie de falsa identidade da verdadeira essência e que toma a direção da vida de muitas pessoas e as fazem perder energia, cultivar a raiva e acabar com a capacidade de manifestar gratidão a todos os seres que alcançaram mais na vida e, por isso, deveriam ser tomados como modelos, inspiração para quem quer crescer e fazer acontecer… uma tristeza ver tanta gente vítima da inveja que sente e que poderia manifestar mais amor e profunda gratidão aos que chegaram a posições destacadas em todos os setores da vida.

Em muitos casos, a inveja vem camuflada de elogios, falsos, claro. Bajulação é outra característica repetitiva da pessoa invejosa. Críticas sem fundamento são outros comportamentos comuns dos invejosos. O invejoso quer a todo custo diminuir a pessoa invejada, por isso, usa da calúnia e da difamação como arma.

Porém, quem está preso no emaranhamento da inveja sofre muito mais efeitos negativos do que a pessoa invejada. Tudo o que o invejoso faz contra a pessoa que brilha e o incomoda, recai somente sobre a vida do invejoso.

O invejoso quanto mais pratica atos contra os que fazem o Bem, mais acumulam problemas para si, basta olhar para o invejoso e ver que seu caminho é bloqueado e não gera boa energia, só pobreza total em todos os setores da sua vida.

Lembre-se de uma coisa: o invejoso sente que algo se apaga dentro dele toda vez que você brilha em alguma área da sua vida. A pessoa invejosa quer ser o que os outros são e ter o que outros têm sem fazer o que os outros fizeram…

Importante olhar para o invejoso com compaixão sabendo que se trata de alguém que sofre de uma doença na alma e que as atitudes que pratica são movimentos do ego que tomou a rédeas da sua vida. Fundamental também não fazer nada contra a pessoa invejosa porque ela própria já está tendo problemas demais e a infelicidade que experimenta já é suficiente para que no seu tempo desperte a consciência e se reconcilie com a Força que a tudo conduz. Perdoe o invejoso que tenta atacar sua vida, o invejoso está fazendo mal somente a si próprio.

(Aluísio Alves é Doutor em Educação Médica e Psicanalista. Oferece terapia de casal, soluções e tratamentos para questões familiares, sexualidade, profissão e negócios)

Uma resposta

  1. Jamais tive inveja de qualquer bem material que alguma pessoa que convivi ou vi obteve na vida, jamais tive inveja de pessoas que brilham por algum motivo material, muito me enobrece estar com pessoas que vibram o bem pois esse bem faz bem ao meu bem viver, saudações ao amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *