Certa vez, isso foi há pouco tempo, quando entrei no prédio de um curso de engenharia e ainda percorria seu longo corredor, o coordenador, competente professor e pesquisador veio ao meu encontro e, com os olhos cheios de lágrimas me disse algo que ficará para sempre em minha memória:

– Perdemos um excelente estudante…não estou acreditando no que aconteceu!

Pensei, instantaneamente, que se tratava de morte por acidente, doença ou algo diferente, mas, antes que eu perguntasse qualquer coisa, aquele educador respirou e concluiu:

– Perdemos um jovem para as drogas… abandonou o curso e a família dele também não sabe mais o que fazer…

Continuamos essa conversa a portas fechadas… mas, estou contando este pedaço de história para você porque quero destacar o quanto uma  trajetória de vida pode ser interrompida ou alterada quando qualquer pessoa, independentemente da idade, grau de escolarização, enfim, cai na armadilha da ilusão da gratificação imediata… esta conversa aqui não é sobre drogas, é sobre o que fazer para construir vida nova, renovar tudo na própria existência…

Quantas pessoas atendo todo ano, on-line e presencialmente que precisam restaurar suas vidas porque se machucaram muito presas nas teias sedutoras da ilusão e pelas falsas facilidades oferecidas pelos 4 cantos das redes e plataformas  que saltaram das telas que se abriram em suas mãos, mas, tiveram a lucidez para buscar ajuda para remover esses obstáculos ao seu bem-estar e ao prazer de viver a vida comum, saudável… é sobre isso nosso diálogo aqui, por isso, vamos lá!

Para você construir vida nova, tudo novo, com prosperidade real, percepção de águia e força total para escapar das promessas de atalhos e de vida sem esforço, teste isso:

Primeiramente, sonhe somente o que puder transformar em projeto de vida, passo a passo, semana após semana, mês e até ano após ano. Projeto exequível é fazer seu sonho virar realidade, musculatura…

Em seguida, limpe da sua mente, da sua vida, das suas redes sociais, tudo o que toma seu tempo, reduz sua energia para realizar cuidadosamente o que verdadeiramente quer, senão tudo vai desaparecer ladeira abaixo antes de você colher os primeiros resultados.

O terceiro ponto de ação: pague o preço. Desista de ficar garimpando restos na internet e invista numa formação profissional de verdade, em tratamento reral, de qualidade e que tenha a ver com seu projeto de vida.

Desapegue-se  de seus conceitos que nunca levaram você a lugar algum. Seja realista e jogue fora o lixo e o condicionamento mental que depositaram na sua cabeça. Por que será que só você estaria certo em  tudo e o resto do mundo errado? Saia dessa limitação mental…

Vida nova? Tudo novo? Sim, perfeitamente possível, mas, depende do que você fizer. Com  ação inteligente, amadurecida e produtiva, você poderá ser mais um a cair fora da multidão dos que vagam por aí hipnotizados pela ilusão e pelo prazer imediato…

(Aluísio Alves é Doutor em Educação Médica e Psicanalista. Oferece terapia de casal, soluções e tratamentos para questões familiares, sexualidade, profissão e negócios)

Uma resposta

  1. Penso que não tem como começar “vida nova” e deixar o bom e o ruim que fizemos para trás dentro de uma caixinha e a responsabilidade da vida vivida jogada ao vento, vejo sempre a possibilidade de um recomeço aproveitando o bom e o ruim daquilo que já praticamos na vida, há sempre tempo para ir em busca da felicidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *